NOTÍCIAS

CONHEÇA E SAIBA COMO LIDAR COM OS 4 TIPOS DE CLIENTES EXISTENTES!

Por: | Comentários: 0

CONHEÇA E SAIBA COMO LIDAR COM OS 4 TIPOS DE CLIENTES EXISTENTES!

O atendimento ao cliente é uma das principais tarefas de uma empresa. Afinal, ter pessoas entrando em um estabelecimento e fazendo compras ou contratando serviços é o que determinará o seu sucesso e crescimento. Muitos clientes avaliam a qualidade do atendimento oferecido para decidirem sobre a compra ou não em determinada empresa, sendo assim, esse é um elemento que precisa ser muito bem estudado e desenvolvido. Neste artigo, mostraremos quais são os principais tipos de clientes e como você deve lidar com cada um deles para garantir o melhor atendimento possível. Acompanhe!

1. Decidido

O perfil de cliente decidido é aquele que, como o próprio nome sugere, já está certo sobre o produto ou serviço que vai adquirir. Esse tipo de cliente cresceu muito nos últimos anos, especialmente devido ao avanço tecnológico.

Atualmente, muitas pessoas fazem pesquisas extremamente aprofundadas e em fontes confiáveis na internet antes de, efetivamente, se dirigirem a um estabelecimento para contratarem alguma solução.

Nesse caso, a pessoa que atende esses clientes precisa estar muito atenta, pois ele já conhece muito sobre o produto ou serviço a ser adquirido, portanto, o atendente precisa sempre ter um grau de conhecimento maior que ele. Isso passará uma imagem de profissionalismo ao potencial consumidor.

2. Indeciso

O indeciso é aquele cliente que não sabe, exatamente, o que quer ou precisa. Alguns, inclusive, sequer entendem que tem um problema ou necessidade que precisa ser suprida. Essas pessoas necessitam de um atendimento diferenciado.

A sua empresa precisa desenvolver um sentimento de apatia e tentar se colocar no lugar do potencial cliente para entender o que ele precisa e oferecer as melhores opções que você tem à disposição. Os indecisos, quando são atendidos de forma satisfatória, costumam retornar a uma empresa várias vezes para fazer outras aquisições que, em geral, costumam ter tickets médios maiores.

3. Apressado

Nos dias atuais, o perfil de cliente apressado cresceu muito. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas precisam de soluções rápidas e práticas. O atendente precisa ter a sensibilidade de identificar essas pessoas e, quando isso ocorrer, evitar conversas desnecessárias e ir sempre direto ao ponto com ele.

Diferentemente do indeciso, que precisa de certo tempo para se convencer de sua compra, o apressado é mais parecido com o decidido, pois já tem uma breve noção do que precisa pra suprir sua necessidade.

4. O sabe tudo

O sabe tudo é um perfil que busca informações sobre determinados produtos ou serviços, mas que, de fato, não entende a fundo o que eles são. Para atender esse tipo de pessoa é importante que o atendente tenha total domínio sobre os produtos ou serviços que está comercializando e demonstre ao consumidor que suas ideias podem estar equivocadas.

Por fim, é interessante afirmar que você deve investir em estudos e análises para melhorar o seu atendimento constantemente e conhecer mais sobre os tipos de clientes. As formas simples de se fazer isso é investindo em treinamentos e adquirindo ferramentas capazes de identificar perfis de pessoas e oferecer dados e informações sobre elas.

Fonte: blog.visaologica.com.br