NOTÍCIAS

NOTA FISCAL PAULISTA – INSTRUÇÕES PARA CADASTRO

Por: | Comentários: 0

Seguem instruções acerca do cadastro da Nota Fiscal Paulista para livre acesso e acompanhamento de saldo.

Nota Fiscal Paulista é um programa de estímulo à cidadania fiscal no Estado de São Paulo, implementado pela Lei nº 12.685/2007, que tem por objetivo estimular os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal na hora da compra. Além disso, visa gerar créditos aos consumidores, aos cidadãos e às empresas do Estado.

Para isso, basta ao consumidor solicitar o documento fiscal no ato da compra e informar o seu CPF ou CNPJ para ter direito aos créditos e concorrer a prêmios.

Para ter direito ao crédito não será necessário se cadastrar previamente no programa, bastará informar o seu CPF ou CNPJ ao estabelecimento comercial no ato da compra. Os créditos se acumularão mesmo sem o consumidor estar cadastrado no sistema. Dessa forma, o cadastro do consumidor poderá ser feito posteriormente.

1) A pessoa física deverá acessar o endereço eletrônico www.nfp.fazenda.sp.gov.br e em seguida selecionar a opção CADASTRE-SE – PESSOA FÍSICA.

1.1) A tela seguinte irá solicitar que sejam informados o CPF, DATA DE NASCIMENTO e NOME COMPLETO DA MÃE (sem acentos). A data de nascimento deverá ser digitada no formato dd/mm/aaaa.

1.2) Em seguida, o sistema remeterá o usuário à tela “Dados do consumidor”. Todas as informações exigidas devem ser preenchidas corretamente.

1.3) Nesta tela é possível criar uma frase de segurança, que irá aparecer em todos os e-mails remetidos pelo sistema da Nota Fiscal Paulista para garantir a sua origem.

1.4) Após o preenchimento desta tela, o sistema remeterá o usuário à tela complementar de informações, que servirá para aumentar a confiabilidade do cadastro. Quanto mais completo for o seu cadastro, maior será a facilidade no uso do site e menor a chance de ter sua senha bloqueada.

1.5) Durante o procedimento de cadastro será possível visualizar o TERMÔMETRO DE CONFIABILIDADE DO SEU CADASTRO, sendo que para o cadastro ser finalizado com sucesso ele deve estar indicando Regular, Bom ou Ótimo, caso contrário a senha será bloqueada (para desbloqueá-la, ver roteiro para Desbloqueio de Senha).

 1.6) Para mais detalhes sobre o cadastro do consumidor no sistema da Nota Fiscal Paulista, consultar o Manual do Consumidor da NFP, item 2 a partir da página 4.

Acesse o manual: Clique aqui